quarta-feira, 6 de maio de 2009

Deus, Diabo, Anjo, Demônio e Maçã

Para estudantes dos mistérios Ocultos, buscadores dedicados, os anjos são em verdade como os demônios. Fala-se que um anjo caído se torna um demônio. Mas será que algo se torna o que não é? Ou será que por ser é que acaba revelando uma face oculta? E a queda é impulsionada, segundo a bíblia, sobretudo quando se trata de Lúcifer, pelo próprio Deus. Agora lhe pergunto: sabe por que Deus faz isto? Segundo a visão católica, seria o castigo de Deus aos anjos desobedientes e ou traidores. Ao meu ver, isto de castigo, é a visão católica mais vulgar e passa a ser equivocada se bem interpretada.

Responda: se Deus é o soberano, todo poderoso, por que ele permite ao mundo um Diabo e consequentemente as coisas ditas más? Certo, tentarei facilitar: o que são o bem e o mal? O bem e o mal são opostos complementares, portanto são faces de uma mesma moeda. Assim, por que Deus permitiria o Diabo? A resposta é que Deus precisa do Diabo, pois Deus é o próprio Diabo. Há muito tempo os Maniqueístas separaram as faces do Todo. Eles legaram uma porção boa a um Deus do céu e uma porção má a um Diabo do Inferno. Contudo, eles não percebiam que assim eles estavam limitando o poder do próprio Deus, pois, em termos de equilíbrio, o Diabo seria tão poderoso quanto Deus, só que do lado oposto.

Existe um axioma hermético que diz "o que está em cima é como o que está em baixo assim como o que está em baixo é como o que está em cima", ele se refere ao Grande Princípio de Correspondência. Para mim ele parece deixar mais clara a necessidade da queda dos Anjos e da aparição dos Demônios... Há a necessidade do equilíbrio. É como se Deus e o Diabo entrassem em um acordo, mas na verdade são as duas faces da moeda se comunicando, resolvendo entre si. É o Todo indivisível movendo a criação. É o Todo indivisível meditando e criando. Mas isto de meditação do Todo já é outro assunto, se refere ao Grande Princípio de Mentalismo...

Até mesmo no Edem Deus permitiu que a serpente (animal que simboliza sabedoria), levasse os primeiros a comerem a maçã, passando assim a descobrir que havia mais além do paraíso monótono onde viviam. Destarte, se não fosse a maçã, tudo estaria parado, sem movimento, eis que apenas com o "pecado original" é que a evolução começa através das inúmeras gerações. Então, Satanás nada mais é se não Deus em seu outro ofício.

Aliás, você sabe outro nome para Satanás segundo a tradição católica? Não recorda de Lúcifer? Pois bem; Diabo, Lúcifer e Satanás, para os crististas são todos nomes de um só ser maligno. Sabe o que significa Lúcifer? Lúcifer é o portador da luz (vem do latim, lux, lucis = luz; ferre = carregar). E sabe a qual estrela ele está ligado? A Estrela da Manhã, que é a Estrela Dalva, que é o planeta Vênus. Mas você sabe que Lúcifer é o primeiro anjo caído, não sabe? Agora: se Lúcifer caiu se tornando o Diabo, como ele pode ser o portador da luz? Eu não sou católico, na verdade estou longe de ser cristão. Mas leio a Bíblia vez por outra. Há ensinamentos antigos encerrados nela, ensinamentos passados, aos leigos ou distraídos, de forma equivocada. Mas retomemos a minha pergunta: se Lúcifer caiu se tornando o Diabo, como ele pode ser o portador da luz? Diabo, Satanás, Lúcifer... Portadores da luz, pois foi a maçã que trouxe à luz as coisas que estavam ocultas. Foi a maçã, fruto da árvore do "pecado original" que abriu os olhos dos primeiros. Mas Deus talvez não pudesse dar a maçã ele mesmo, caso contrário talvez não estivesse configurado o livre arbítrio que leva os homens a fazerem suas próprias escolhas. Assim, talvez, a primeira escolha tenha sido esta, resolver entre obedecer e não comer o fruto, ficando assim na ignorância e estagnação, ou desobedecer e comer o fruto passando a uma nova jornada da existência. Ou seja, a maçã nada mais é que as resoluções que temos de tomar todos os dias, são os riscos que corremos.

Deus, Diabo, Anjo, Demônio e Maçã... Claro que nem tudo está aqui, há muito mais a ser dito, mas fico contente por ter contribuído em algo para que você, caro leitor, possa colocar as duas faces, da sua própria moeda, em discussão.

Bênçãos,

Soluz

7 comentários:

Lydhia Goes disse...

Ju fiquei feliz em ver que nosso papo desse dia acabou se tornando uma postagem. As minhas interrogações quanto a esse assunto, que você me esclareceu tão bem, assim como mostra aí. Tudo isso só me instigaram a querer pesquisar mais, saber mais. Sei pouco sobre esse assunto como lhe disse, mas tenho bastante interesse. Então, agora me informarei mais e se me ocorrer mais alguma duvida, lhe perguntarei novamente, quem sabe se torna uma outro texto, uma nova postagem...

Beijos no coração!

Anônimo disse...

Sol

O mundo dos fenômenos opera sob a influência de MAYA, a lei da dualidade, ou estados que se opõem. É, desse modo, um mundo irreal, que encobre a verdade da Unidade e da Imutabilidade Divinas. o homem, em seu aspecto mortal, sonha com a dualidade e os contrastes: vida e morte, saúde e doença, felicidade e tristeza. Quando, porém, ele desperta na consciência espiritual, todas as dualidades desaparecem e ele se reconhece...

Por causa de MAYA e da consequente ignorância que o homem tem de sua alma, a consciência humana ficou isolada da Consciência Cósmica. A mente do homem está sujeita à mudança e à limitação, mas a Cósmica é livre de todas as restrições e jamais está envolvida nas experiências de dualidade.


Assim deixo o escrito... para que seja buscado o Conhecer...

Yogananda por Minha Terra

Nanã disse...

Irmão, fico feliz em ler seus textos. Esses assuntos são de fato importantes para os esclarecimentos e em muitos outros casos para a busca de novas referencias. Acredito que o ponto principal da sua análise, alem do que já foi discutido aqui as dualidades, é o despertar da visão para se ver alem da forma.

Os povos antigos imortalizaram o seu conhecimento com poesia, musica, mitos, lendas e alegorias. Toda a historia e cultura de um povo era transmitido pela oralidade (os bardos), assim as musicas e poesias se tornavam facilitadoras da expressão da sabedoria. Tendo funções importantes de transmitir os mistérios da tradição aos adeptos e dificultar que o conhecimento chegasse em “mãos” erradas.
Com “Império” Papal do Patriarcado, ficamos acostumados a esta com os véus da ignorância. Sem treinar a visão para ver alem da forma nos mitos. Assim facilitava ao Clero seguir com a mutilação aos documentos antigos, para esconder as origens pagãs do cristianismo encontradas principalmente no velho testamento. Transformando símbolos ocultos de sabedoria das antigas civilizações em ações demoníacas. Como o suposto caso do “pecado original” com a serpente e a maçã. Como já foi dito os significado dessas simbologias, deixo aqui um trecho onde o Jesus aconselha aos discípulos como agirem, comparando à sabedoria das serpentes. “Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio dos lobos, sede portanto prudentes como as serpentes e simples como as pombas.” (Mateus X, 16)

Tendo ainda muito a dizer, mas deixo para os próximos textos. Espero que ainda tenhamos muitos outros textos desse assunto escritos por ti Irmão!

E sobre o nosso Lucifer, Diabo ou Deus... “Demon est Deus Inversus”.

Um bjs enorme!!!
E que a Lux da sabedoria estejam conosco!!!
Nanã

Anônimo disse...

Irmão

São diversas as compreensões sobre queda e evolução. Sobre a origem das coisas e sobre o bem e o mal. Sob a visão espírita não há involução do espírito. Para outras compreensões esta queda é aceita. Acho que o mundo é feito de Leis. E toda ação e toda conduta gera uma reação, uma consequência. Não consigo hoje ter uma opinião formada sobre o mecanismo que trouxe o mundo a esta realidade que vivemos. E as certezas que tinha na nossa adolescência já não são tão fortes. Mas acho que a evolução do mundo não se encerra em verdades absolutas. Não sei se consegui expressar minha opinião de maneira clara neste texto, mas pelo que vc me conhece, vc entendeu o que quero dizer.

Abraço,

Paulinho

Ludmila ஜ Hadiyah disse...

Primo,

Essa discussão sempre imperou em mim mais com questionamentos do que com certezas. Sempre ao ler algo semelhante - e a leitura de seu texto foi enriquecedora -, confirmo algumas certezas e logo me vêem outras dúvidas.

De uma coisa não duvido, além faces do mesmo ser, bem e mal servem pra confirmar um ao outro. "Não haveria luz senão fosse a escuridão..."

Mas paciência, sou questionadora mesmo, e assim serei pelas próximas vidas, rss!

Bjocas

Anônimo disse...

olá, todos estamos em um mundo sem eira nem beira... já nascemos perdendo a cada dia que se passa 1 dia a menos em nossas vidas!
imaginem se não tivermos em que ou Quem acreditar

Que Deus e o diabo existem é certo, o fato é que o motivo para não serem os mesmos é simples todos os atos e obras de Deus são elevados e refletem a Sua grandiosidade, já os do inimigo são sempre sujos e trapaceiros sempre tentando nos lundimbriar.

porque lúcifer deixaria todo crédito da criação para Deus se ele também o fizesse, sinal de que ele não é Deus! Deus não compactua com o mal, Jesus é O único e Soberano!!!

Espero ter sido claro a este assunto, se alguém se corverteu através desta mensagem, saiba que toda honra e toda glória seja dada a Deus;

abraço
Mc Aero!

Anônimo disse...

Servo disse:

Olá a todos os leitores que gostaram do texto,gostaria de colocar algumas dúvidas curiosas para a nossa meditação.

Se realmente o Diabo fosse a parte "má" de Deus, tendo os mesmos poderes de Deus, me expliquem o pq que ele foi EXPULSO do Céu?

Quem criou Deus? Vou ajuda-los.
Não existe resposta

Quem criou Lúcifer? Vcs podem consultar (Is:14.12,15;Ez:28.12,18)

Quem criou Satanás? São perguntas destintas.

Satanás sabendo do seu destino, que é o lago de fogo e enxofre, pq ele não se livra dele?

Vc aí; que respondeu há essas perguntas vc sabe para onde vc vai, com a vida que está levando?

O Diabo por tentar ser Deus vai para o lago de fogo e vc pra onde vai?

Faça a sua VIDA valer a piano

Deus quer sempre o melhor para vc, simplesmente pq Ele te AMA.


Uu abraço a todos e Deus vos abençoe....